Como funciona o filtro de areia da piscina?

Como funciona o filtro de areia da piscina?

Resumo

Os filtros de areia são uma escolha popular para manter as piscinas limpas. Esses filtros usam areia natural como filtro, retendo os detritos à medida que passam, de modo que apenas água limpa é bombeada para a piscina. O princípio de funcionamento do filtro de areia da piscina é descrito em detalhes a seguir.

Como funciona o filtro de areia da piscina?
Os filtros de areia são uma escolha popular para manter as piscinas limpas. Esses filtros usam areia natural como filtro, retendo os detritos à medida que passam, de modo que apenas água limpa é bombeada para a piscina.

Como os filtros de areia não têm papel ou partes fibrosas para entupir ou rasgar, eles geralmente duram anos e requerem muito pouca manutenção para permanecerem em boas condições de operação. Se você está procurando uma solução de filtragem de piscina, reserve um tempo para considerar os benefícios de um filtro de areia para ver se é adequado para você e sua piscina.

Como funciona um filtro de areia?

Os filtros de areia funcionam circulando a água através de um tanque contendo areia. A água pode fluir facilmente através da areia, mas as partículas maiores não. Uma vez que os detritos e outras partículas são filtradas pela areia, a bomba move a água limpa de volta para a piscina. A eficiência do filtro também começará a aumentar à medida que mais detritos forem coletados pelo filtro; os detritos realmente ajudam a impedir que partículas menores passem pela areia.

Para garantir a consistência e garantir que a maioria, se não todos, os detritos que podem estar presentes na água da piscina sejam filtrados, é usada areia de composição e tamanho de partícula específicos. Os filtros de areia usam areia de sílica nº 20 na faixa de 45 a 55 mm. Qualquer areia que você comprar como "areia de piscina" ou "areia de filtro" atenderá a esse padrão.

Materiais filtrados com areia

Seu filtro de areia irá capturar uma variedade de materiais. Materiais maiores, como folhas, cascalho e insetos, simplesmente não conseguem passar pela areia, e mesmo materiais menores são bloqueados quando a água da piscina flui pelo recipiente.

Mesmo pequenas partículas entre 20 e 100 mícrons de tamanho são capturadas pela areia dentro do filtro de areia e, quando o filtro coleta detritos, pode conter partículas menores que esse tamanho. As partículas que passam inicialmente pelo filtro podem ser filtradas mais tarde, à medida que a água da piscina circula de volta para o filtro.

Requisitos de manutenção

Como os filtros de areia retêm o material, eles requerem limpeza e manutenção ocasionais. Quanto mais sujeira e detritos houver no filtro, mais pressão começará a se acumular no canister. Faça a leitura inicial do manômetro no filtro de areia da piscina e verifique-o a cada duas semanas para ver se a pressão aumentou.

Depois que a pressão aumentar de 8 a 10 libras, você precisará limpar o filtro realizando o que é chamado de "limpeza por retrolavagem" para remover o excesso de sujeira e outros detritos da areia. A retrolavagem do filtro de areia é fácil. Desligue a bomba para circular a água pelo filtro e deixe-a parar completamente. Após a parada da bomba, desdobre ou conecte a mangueira de retrolavagem e gire a válvula de ajuste da bomba para "retrolavagem".

Ligue a bomba e deixe-a funcionar, e a água começará a clarear, depois começará a escurecer à medida que mais sujeira e detritos forem saindo. Deixe a água continuar a fluir até que fique limpa novamente e, em seguida, desligue a bomba. Gire a válvula de ajuste para a posição "descarga" e deixe a bomba funcionar no ciclo de descarga por 30 a 45 segundos. Depois de lavar o filtro, instale a mangueira de retrolavagem novamente e redefina a bomba para as configurações normais e, em seguida, comece novamente.

Troque de areia

Infelizmente, mesmo a retrolavagem regular não mantém um filtro de areia funcionando eficientemente para sempre. Eventualmente, a areia dentro do recipiente do filtro precisará ser substituída, embora isso geralmente precise ser substituído a cada 5 a 7 anos. Substituir a areia não é difícil, mas dependendo do tamanho do tanque em que o filtro de areia é usado, pode ser um pouco demorado.

A retrolavagem é feita primeiro e a bomba é desligada quando terminar. Abra a válvula de pressão na parte superior do cartucho do filtro para liberar a pressão dentro do filtro de areia e, em seguida, abra a válvula de drenagem na parte inferior do cartucho do filtro para liberar a água interna. Comece afrouxando os parafusos que prendem as latas, alternando de um lado para o outro para evitar danos ao recipiente por tensão excessiva em um dos lados.

Remova a parte superior do recipiente e retire a areia de dentro do recipiente. Após retirar a areia do filtro, inspecione os componentes transversais internos para verificar se estão excessivamente soltos ou danificados. Substitua quaisquer galhos quebrados ou soltos e encha o recipiente até a metade com água para ajudar a protegê-los de danos quando você começar a adicionar areia. Despeje ou coloque areia limpa no recipiente, enchendo-o até uma ou duas polegadas a partir do topo; se não tiver certeza de quanta areia deve adicionar, consulte o manual do proprietário do filtro da piscina.

Depois que o filtro estiver cheio de areia, reconecte a parte superior do recipiente e faça a descarga novamente antes de começar a bombear água para o filtro. Verifique os componentes transversais internos quanto a folgas excessivas ou danos. Substitua quaisquer galhos quebrados ou soltos e encha o recipiente até a metade com água para ajudar a protegê-los de danos quando você começar a adicionar areia.

A descrição acima descreve o princípio de funcionamento do filtro de areia da piscina em detalhes. Se você planeja comprar um filtro de areia, entre em contato conosco .

MAYGO é um fornecedor profissional de filtros e acessórios para piscinas . Somos especializados em soluções técnicas profissionais para piscinas residenciais e comerciais. Atualmente, fornecemos soluções de piscinas para milhares de clientes na América do Norte, América do Sul, Europa, Austrália, etc.